Foco no B2B

Fique Atento aos Detalhes no Mercado B2B

Fique atento aos detalhes no B2B

O mercado B2B é promissor. De acordo com uma pesquisa da Forrester Research o e-commerce B2B tem potencial duas vezes maior que o B2C. Além disso, o estudo estima que esse mercado pode faturar cerca de 1,2 trilhões de dólares até 2021. As empresas percebem cada vez mais a oportunidade de crescimento do mercado B2B. Elas buscam aderir ao meio digital para dar eficiência em suas transações. Se realizadas corretamente, as vendas por meio do comércio eletrônico B2B podem trazer benefícios e lucratividade. O crescimento do e-commerce B2B traz o desafio de criarmos um mercado mais estruturado e personalizado para atender às necessidades das empresas e as possibilidades de colher bons resultados são grandes. Com o objetivo em mente, enumero abaixo alguns tópicos a serem avaliados com cautela para auxiliar e potencializar os resultados dos negócios B2B:

Destaque os recursos e os benefícios

Muitos fornecedores se preocupam em demonstrar os resultados e benefícios de seus produtos e serviços, porém se esquecem de evidenciar as características e os diferenciais. Se tratando do meio virtual, quanto mais detalhada for a informação, mais fácil será para o comprador escolher sua empresa. É importante demonstrar que sua oferta está preparada tecnicamente para ajudá-lo a alcançar seu objetivo deixando claro as principais qualidades do produto de tal forma que a decisão seja mais rápida e assertiva.

Seja presente

Um dos pontos mais importantes para ganhar relevância em um marketplace desta natureza está relacionado com o nível de resposta do fornecedor ao receber cotações. É fundamental interagir e manter uma relação próxima com os compradores: faça comentários, tire dúvidas e responda mensagens. Responda todas as oportunidades recebidas e no caso de não conseguir atender, recuse a cotação para que o comprador saiba que sua empresa não poderá fornecer aquele determinado item. Além disso, ofereça o mesmo atendimento a todos os clientes, independentemente do porte que atuam.

Deixe claro sua proposta de valor

Um produto bem descrito é encontrado com facilidade e as chances de conversões aumentam significativamente. No  cadastramento de sua oferta, insira o máximo de informações sobre o produto: especificações técnicas e imagens. A fim de facilitar a busca pelo comprador, defina as categorias adequadas para o produto ser encontrado. É importante evitar volume sem qualidade, já que em um marketplace B2B os compradores estão buscando segurança e confiança.

Oferte o melhor preço com a melhor qualidade

Preços muito abaixo dos praticados pelo mercado podem gerar incertezas ou má impressão sobre sua empresa. Os compradores sempre analisam o contexto geral, ou seja, a qualidade do produto assim como o preço. É uma boa prática trabalhar com tabelas progressivas de redução de preço conforme a quantidade solicitada aumenta.

Preocupe-se com a reputação

Um atendimento personalizado, É um diferencial competitivo assim como fidelizador de cliente. Preocupe-se em ter uma boa avaliação junto aos compradores. Para isso, é importante uma entrega de qualidade dentro do prazo acordado, atendendo às exigências de seus clientes. Lembre-se de fazer uma gestão pós-venda e buscar homologações cadastrais para gerar mais credibilidade na comunidade. O EBI Connection Center, é uma plataforma SaaS para integração de sistemas assim como EDI. Robusta, escalável, flexível e de alta performance, além de proporcionar um ambiente seguro para conexões e integrações de sistemas, otimiza os processos B2B. Um deferencial competitivo para sua empresa!

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