B2B ecommerce

Implementação do e-commerce B2B

O e-commerce B2B é um movimento que começa a ser realizado por muitas indústrias, fabricantes e distribuidores aqui no Brasil. Dessa forma é possível ficar mais próximos de seus clientes, oferecendo um serviço mais ágil e com melhor experiência de compra. O mercado de B2B é 2 vezes maior que o B2C, porém representa uma fatia muito pequena do faturamento dessas empresas no mundo digital. O desafio para implantar um e-commerce B2B vai da definição dos objetivos da empresa até o envolvimento de dos colaboradores. O e-commerce B2B deve ser tratado como um portal de relacionamento com os clientes, oferecendo serviços que agilizam o dia-a-dia do seu cliente. Logicamente, é necessário oferecer uma boa experiência de compra do cliente no seu portal. A implantação de uma plataforma B2B passa por diversas etapas. A princípio, há um mapeamento dos processos de venda. Em seguida, passa pela definição dos serviços que serão disponibilizados através do portal e pela definição da ferramenta e suas respectivas funcionalidades, usabilidade do site e integrações. Além disso, são definidos os canais de comunicação que serão disponibilizados e a capacitação das pessoas. Por fim, o monitoramento de indicadores após a implantação. É importante ter os processos definidos e mapeados para entender todo o ciclo da venda assim como os serviços que serão disponibilizados. Nessa etapa é importante envolver as áreas responsáveis, e assim replicar esse ambiente para o ambiente digital.

Engajamento dos colaboradores

A maior dificuldade está em como trabalhar a cultura da empresa. Muitas pessoas têm o medo de que, com o B2B, seus colaboradores possam estar em risco. Para quebrar esse medo, é preciso criar confiança dentro de sua equipe e engajar essas pessoas. Assim, o caminho para o sucesso do B2B será maior. Para alcançar tal sucesso, faz-se uso de alguns mecanismos. Por exemplo: comissionar a força de vendas, incentivando o relacionamento com o cliente e desenvolver campanhas de conversão de cliente para o site. Se sua força de vendas não precisar tirar pedido, eles serão responsáveis exclusivamente pelo relacionamento. Oferecerão novos produtos e serviços desenvolvidos pela sua empresa. Como resultado, aumentarão sua relevância dentro do cliente e, consequentemente, gerarão receita.

Pontos de atenção no B2B e-commerce

A operação do e-commerce B2B é complexa por diversos motivos. A começar por uma plataforma que dê o suporte necessário em todas as situações, com diferentes cargas tributárias entre os Estados e abrangendo as demais filiais da empresa. Ter essa retaguarda auxiliará muito a precificação de seus produtos. Para avaliar a plataforma, verifique qual se adéqua mais aos processos de sua empresa e pergunte: a plataforma tem capacidade de suprir minhas necessidades de médio prazo? Durante a implantação e até posteriormente a implantação, será necessário modelar novos processos e sentir a necessidade de melhorias em alguns processos. A experiência de navegação do seu site é outro ponto importante. Os clientes deverão encontrar o que procuram de forma simples, direta e rápida. A experiência provinda do B2C ajudará muito no mundo B2B. Porém, o ponto de atenção é a agilidade com a qual seu portal oferecerá o fechamento desse pedido. Oferecer conveniência e facilidade para seu cliente no momento de colocar sua empresa no mundo digital é fundamental. O cliente tem que ser capaz de resolver tudo por qualquer canal de comunicação da empresa. A EBInterchange realiza integração de sistemas em vários segmentos, integrando diversas plataformas e APIs. Com o EBI Connection Center, é possível integrar, automatizar e facilidade uma grande variedade de processos. A integração de sistemas é fundamental na busca de eficiência em pedidos realizados via e-commerce no B2B, pois oferece agilidade e segurança graças à automatização de processos. Conheça mais sobre o EBI Connection Center e outras soluções que a EBInterchange oferece para sua empresa.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

Você precisa fazerlogin para publicar um comentário.