O Sistema Financeiro depende primordialmente de rapidez, eficiência e acima de tudo, de segurança. Para que seja atingida a excelência nesses pontos, a integração de sistemas de pagamentos e recebimentos entre empresas é determinante.
A integração de sistemas traz diversos benefícios, afinal, os processos ocorrem de forma automatizada. Agilidade, eficiência, flexibilidade, economia são alguns dos pontos positivos de sistemas automatizados. Da mesma maneira, proporciona maior segurança em seus processos, pois o serviço manual é reduzido.
As empresa do setor financeiro, como bancos, empresas de investimento e etc. disponibilizam uma vasta gama de serviços e operações que exigem alta tecnologia e integração entre diversos sistemas. É importante que tudo ocorra de forma eficiente, para que todos processos seja executados com segurança.
Automação de tarefas
Conciliação bancária: automatize a importação de extratos bancários, categorize transações e identifique discrepâncias.
Fluxo de caixa: acompanhe o fluxo de caixa em tempo real, automatize pagamentos e recebimentos, e faça projeções precisas.
Contas a pagar e a receber: automatize a emissão de notas fiscais, boletos e cobranças, acompanhe prazos e inadimplência.
Maior visibilidade e controle
Painéis e relatórios: tenha uma visão geral da saúde financeira da empresa, acompanhe indicadores chave de desempenho (KPIs) e faça análises comparativas.
Gestão de orçamentos: crie orçamentos detalhados, acompanhe o desempenho e identifique áreas de risco ou oportunidade.
Análise de custos: identifique oportunidades de redução de custos, monitore despesas e otimize a utilização de recursos.
Melhoria na tomada de decisões
Análise preditiva: utilize dados históricos e inteligência artificial para prever tendências, identificar riscos e tomar decisões mais assertivas.
Gestão de riscos: identifique, avalie e mitigue riscos financeiros, como inadimplência, flutuações cambiais e crises econômicas.
Planejamento estratégico: defina metas e objetivos financeiros alinhados com a estratégia geral da empresa.
Integração com outros departamentos
Vendas: conecte o sistema financeiro ao CRM para acompanhar o ciclo de vendas, analisar a rentabilidade dos clientes e otimizar a gestão de pedidos.
Estoque: integre o sistema financeiro ao sistema de gestão de estoque para monitorar custos de produção, acompanhar o nível de estoque e otimizar o giro de produtos.
Recursos Humanos: integre o sistema financeiro à folha de pagamento para automatizar o cálculo de salários, benefícios e encargos.
Segurança e confiabilidade
Proteção de dados: implemente medidas de segurança para proteger dados financeiros contra acessos não autorizados, fraudes e ataques cibernéticos.
Backup e recuperação de dados: garanta a segurança dos dados financeiros com backups regulares e planos de recuperação de desastres.
Auditoria e compliance: facilite a auditoria interna e externa, garanta a conformidade com leis e regulamentações.
Integrando o Sistema Financeiro
O EBI Connection Center é uma plataforma completa que integra sua empresas à cadeia de produção. Assim sistematiza os pagamentos, utilizando padrões, Febraban CNAB, SwiftNet e EBICS, no Brasil assim como no exterior. Integramos também, meios de pagamento, gateways financeiros, bancos, sistemas anti-fraudes, câmaras de compensação, seguradoras, serviços de proteção ao crédito, entre outros.
Exemplos de sistemas que podem ser integrados:
ERPs (Enterprise Resource Planning): SAP, TOTVS, Protheus
Softwares de contabilidade: Domínio, Omie, Conta Azul
Softwares de gestão financeira: Tesouraria, Vérios, Gupy
A integração de sistemas na área financeira pode ser um investimento estratégico para sua empresa, proporcionando diversos benefícios e ajudando você a alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e segura.
Ganhe em produtividade integrando seus sistemas. Entre em contato com a EBInterchange e conheça mais detalhes sobre nossas soluções e o nosso ecossistema integrado.