No dinâmico e competitivo setor varejista, a integração de sistemas surge como uma aliada estratégica, que impulsiona o crescimento e o sucesso dos negócios. A integração conecta diversos sistemas, como PDV, ERP, CRM, e-commerce, BI (Business Intelligence), logística e marketing, em uma única plataforma. Essa integração traz consigo uma série de vantagens que otimizam operações, elevam produtividade e proporcionam uma melhor experiência de compra para os clientes e ganho de escala e redução de custos nas empresas.
Automação dos fluxos de pedidos
Uma empresa de sucesso precisa automatizar o fluxo de pedidos, desde a sua entrada, por meios físicos ou online, de forma que os pedidos sejam devidamente tratados desde a sua geração até a entrega para o cliente. Esta automação permite um ganho de escalabilidade, com baixo custo entre os diversos canais de vendas que uma empresa possui. A tratativa de um pedido deve ser desde a sua geração, passando pela parte fiscal, acompanhamento da entrega e finalmente a entrega do produto.
Automação dos fluxos de pedidos
Uma empresa de sucesso precisa automatizar o fluxo de pedidos, desde a sua entrada, por meios físicos ou online, de forma que os pedidos sejam devidamente tratados desde a sua geração até a entrega para o cliente. Esta automação permite um ganho de escalabilidade, com baixo custo entre os diversos canais de vendas que uma empresa possui. A tratativa de um pedido deve ser desde a sua geração, passando pela parte fiscal, acompanhamento da entrega e finalmente a entrega do produto.
Automação dos fluxos de produtos
Juntamente com os pedidos, surgem as demandas por controle de estoque e preço entre plataformas e suas integrações de catálogo de produtos entre sistemas. Estas integrações devem contemplar toda a cadeia desde ao abastecimento do estoque junto a fornecedores, de forma a agilizar o processo de compras, como disponibilizar estoque e sincronismo de preço nos pontos de venda físicos e online.
Automação dos fluxos de clientes
O trabalho com a base de clientes é fundamental para elevar as receitas da empresa. Por isso todos os consumidores devemser devidamente cadastrados e ter seus dados enviados para um bom trabalho de CRM, e Business Intelligence, gerando informações valiosas para as áreas de vendas e marketing poderem desempenhar seu papel no potencial de vendas em cima da base de clientes. Integrar este ecossistema é chave de sucesso para quem quer aproveitar ao máximo os clientes que já possuem relação comercial com a empresa.
Visão holística e estratégica
A integração oferece uma visão geral e unificada de todas as áreas do negócio, permitindo uma análise completa e estratégica dos dados.
Com informações precisas, os gestores tomam decisões mais assertivas, baseadas em fatos e não em suposições, impulsionando o crescimento sustentável do negócio.
Agilidade e eficiência operacional
A automatização de tarefas repetitivas libera os colaboradores para focar em atividades estratégicas e de alto valor.
Otimização do tempo e dos recursos, aumentando a produtividade e a eficiência da equipe.
Melhor experiência do cliente
A integração garante um atendimento personalizado e omnichannel, com informações consistentes em todos os pontos de contato.
Clientes satisfeitos e fidelizados, impulsionando o retorno sobre investimento (ROI).
Maior segurança e confiabilidade dos dados
A integração proporciona maior confiabilidade e segurança para o negócio e seus clientes, pois não existem interações manuais.
Aplicabilidades da integração de sistemas no varejo:
PDV: Integração com o ERP para atualização do estoque, gestão de preços e promoções, e controle de vendas.
E-commerce: Integração com o ERP para sincronização do catálogo de produtos, estoque, pedidos e pagamentos.
CRM: Integração com o PDV e e-commerce para unificar o histórico de compras dos clientes, oferecer um atendimento personalizado e direcionar campanhas de marketing.
Logística: Integração do WMS e TMS com o ERP para otimização da cadeia logística, rastreamento de pedidos e gestão de entregas.
Marketing: Integração com o CRM para criação de campanhas personalizadas, segmentação de público e análise de resultados.
Abastecimento: Integração com fornecedores para compra de produtos de forma atualizada, eliminando erros e custos nesta operação.
BI – Business Intelligence: Integração de dados dos diversos sistemas citados acima para gerar relatórios que tragam ideias de melhoria e métricas para potencializar a operação.
Conheça algumas das integrações destinadas ao Varejo e e-Commerce que a EBInterchange disponibiliza para o mercado:
- E-Commerce: VTEX, Magento, MercadoShops, Loja Integrada, 00K, AnyMarket, Tray Commerce, Tray Corp, Core Lynx;
- ERPs e sistemas fiscais: Oracle Application, SAP, MercadoBackOffice, OnClick, KPL, TOTVS Protheus, TOTVS Datasul, NBS, AOKI, PWI, Saci V8, Eccosys, Microsoft Dynamics, Senior, Tiny, Bling, Lynx, Softvar, Synchro; RP Flexy; Arquivei;
- WMS e Logística: Tegma, Gol Log, CNTLog, Braspress, Silt, Senior, Thorpe; Intelipost; Routeasy; Frete Fácil;
- Sistema de Preço: Sieve, Precifica;
- Business Intelligence: OnClick, Tableau;
- CRM: SalesForce, Microsoft Dinamics;
- Crossdocking e Distribuidores: Squid Fácil, Hyamax, SND, G2A Games;
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