ERP e E-commerce: Os benefícios da integração
Ter a gestão integrada dos processos da empresa através de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é a garantia de controle de todos os setores. É certamente, a receita essencial para o sucesso nos negócios. Essa máxima também vale para o e- Commerce, que consegue resultados muito mais relevantes quando é integrado ao sistema de gestão da empresa. Veja abaixo algumas vantagens de se integrar o e-Commerce ao ERP:
Agilidade no monitoramento e análise dos KPIs
Os KPIs (Indicadores de Performance) são os indicadores que estão diretamente alinhados com os objetivos do negócio. Portanto, através de sua análise, é possível, não só mensurar resultados, mas também definir ações que se refletem diretamente nas receitas da empresa. Indicadores como Traffict Sources (de onde os usuários estão vindo), Impressões (número de vezes que o anúncio é exibido), Click Throughts (número de cliques), Sessões (número de visitas na página), Opt-Out (número de descadastros), Open Rate (taxa de abertura) e CPC (custo por clique), quando bem monitorados, podem oferecer insights importantes para a gestão da empresa. Essa é uma portanto, vantagem e tanto para melhorar a performance de seu e-Commerce.
Precisão sobre as atividades gerenciais e operacionais
Um bom ERP, trata, automatiza assim como, integra informações de diferentes setores e etapas do processo gerencial e administrativo. Dessa foram possibilita que os dados da empresa transitem sem interrupções entre os departamentos. Tudo isso permite inegavelmente um melhor controle da operação. Por exemplo: com a geração de um relatório de vendas preciso, é possível verificar qual produto possui maior demanda. Assim é possível ajustar o estoques e logística de entregas, oferecendo um serviço de maior qualidade ao cliente.
Controle de estoque via ERP
O controle de estoque e vendas é um dos grandes benefícios conquistados ao integrar o e-Commerce ao ERP, pois os relatórios de vendas gerados pelo ERP possibilitam identificar quais produtos possuem maior demanda, o que leva a maior organização de compras para atender melhor aos clientes. Isso vale não só para sua página do e-Commerce como também para marketplaces e PDVs (pontos de lojas físicas).
Cadastro de produtos
A integração com o ERP possibilita a exportação de dados de produtos e todos os cadastros relacionados do sistema da empresa para a base do e-Commerce. Dessa forma você integra SKU (Unidade de Manutenção de Estoque), marcas e fabricantes, entre outros registros. Assim torna a administração dos pedidos e das vendas muito mais ágil e precisa.
Obrigações fiscais
O cumprimento de obrigações fiscais fica muito mais fácil ao integrar o e-Commerce ao ERP. A emissão e a entrega de documentos obrigatórios da legislação brasileira, como CT-e (conhecimento de transporte eletrônico) MDF-e (manifesto eletrônico de documentos fiscais), além, é claro, das NF-e, são automatizadas e assim entram imediatamente no sistema, facilitando o controle.
Emissão de Notas Fiscais
Sem automatização, o processo de emitir notas fiscais pode ser demorado, além de ficar suscetível a erros humanos. Entretanto, esse é um risco que um e-Commerce em processo de expansão não deve correr. Com o comércio eletrônico integrado ao ERP é possível calcular automaticamente os valores dos impostos além de gerar notas fiscais. Tudo isso agiliza as vendas, o que contribui para firmar a boa reputação de sua empresa.
Roteirização e acompanhamento de pedidos
A roteirização das entregas é essencial para reduzir o custo logístico, melhorando a eficiência do negócio. Ao integrar o e-Commerce ao ERP é possível usufruir de funcionalidades do sistema, e dessa forma, planejar melhor as estratégias de entregas. Além disso, com a integração ao ERP da empresa o acompanhamento dos pedidos do e-Commerce também é facilitado. Utilizando as ferramentas de roteirização do SAP Business One você reduz os custos de contratação de fretes, reduz o ciclo de planejamento de montagem de cargas e consegue maior precisão das previsões de entregas.
CRM integrado ao ERP
O bom gerenciamento dos contatos do cliente com a empresa é uma estratégia vencedora para aumentar as vendas. E o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é a melhor solução para garantir uma atuação eficiente nessa área. Ao utilizar as funcionalidades do CRM integrado ao ERP, seu e-Commerce ganha mais agilidade no contato com os clientes. É possível acompanhar a evolução de qualquer contrato, desde o pré-venda ao pós-venda. A integração também possibilita o acesso ágil ao histórico do cliente, informação valiosa tanto para o consultor quanto para o gestor, que consegue ter um controle maior sobre como se desenvolve a operação de sua empresa.
Como integra o ERP de sua empresa ao e-commerce
A EBInterchange desenvolve projetos de integração entre diversas plataformas de ERPs e e-commerces (lojas virtuais e marketplaces) capazes de automatizar e otimizar os diversos processos envolvidos em uma venda on-line, aumentando a agilidade, eficiência e segurança. Entre em contato e saiba mais sobre o que a EBInterchange pode fazer pela sua empresa