A importância da estrutura logística para o e-commerce
É impossível ter um negócio de sucesso na internet sem priorizar entretanto a estrutura logística para e-commerce.
Não se trata apenas de cuidar da entrega do produto, é importante ter um processo bem estruturado. Garantir o máximo de eficiência para toda a operação, desde a gestão do estoque até a distribuição.
Não basta atender às expectativas do cliente, é preciso superá-las. E nesse ponto a logística tem enorme peso, pois falhas impactam diretamente no nível de satisfação do consumidor.
Estrutura Logística para e-commerce: por que é importante investir?
Atuar com base na cultura do foco no cliente é um diferencial para qualquer empresa, mas para o comércio eletrônico estamos nos referindo a um pilar estratégico.
Ou seja, a valorização da experiência do usuário pode determinar o nível de performance do negócio.
Nesse sentido, impossível ignorar o papel da estrutura logística. Por melhor que seja o seu produto e a experiência oferecida na hora da compra, todos os esforços serão em vão se a loja falhar na entrega.
Para reduzir o número de erros e aprimorar o serviço, só tem um caminho: buscar soluções adequadas para a operação.
São elas que vão ajudar a loja a executar boas estratégias para essa área, tendo em mente que conveniência é um conceito-chave para o ambiente digital.
Não se engane: o cliente online é muito mais exigente, até porque entende que tem um processo mais ativo no processo de compra.
Da parte das lojas, o mais importante é definir as orientações estratégicas para a área. Na busca de diferenciais competitivos, todos os detalhes fazem a diferença.
Prazo de entrega e valor do frete aparecem sempre como fatores decisivos para as compras online. Porém, ter boas alternativas nessa área, mas falhar no relacionamento com o cliente, pode anular as vantagens obtidas.
Gestão profissional. Essa é uma característica comum entre as operações que têm conseguido sucesso no setor, e isso passa pela organização da logística.
Como organizar a estrutura logística de uma e-commerce?
A primeira medida para ter um processo mais eficiente nessa área é contar com um bom planejamento. Como a logística contempla vários tipos de atividades, cada uma delas deve ser cuidada com a devida atenção.
Etapas importantes do processo de logística para e-commerce contemplam Seleção de fornecedores, Recebimento e conferência dos produtos, Armazenagem, Controle do estoque, Preparação dos pedidos (picking), Comunicação com Correios ou transportadoras, Embalagem, Documentação e emissão de nota fiscal, Rastreamento e gerenciamento das entregas, e finalmente, Logística reversa e Pós-venda.
O planejamento adequado para cada um desses pontos garante assim que os negócios online obtenham um padrão superior de qualidade.
Como alcançar excelência em sua estrutura logística?
Dispor de soluções tecnológicas é fundamental para que a “engrenagem” por trás da loja online funcione no potencial máximo. Por isso, ao escolher a plataforma de e-commerce, certifique-se de que ela dispõe dos recursos apropriados.
Valorização da Comunicação
A satisfação do consumidor tende a aumentar, quando ele recebe informações sobre o status do pedido, visto que pode acompanhar todo o processo.
A melhor forma de fazer isso é por meio da integração entre os sistemas que sustentam a operação. Em outras palavras, é imprescindível que site, backoffice, sistema fiscal e CRM atuem de forma sincronizada.
Com isso, a loja consegue organizar o fluxo de atividades e ter em mãos as informações que serão passadas para o cliente.
Essa é a garantia, também, de que não haverá problemas na área de atendimento. Fique atento: a falta de respostas rápidas é fator decisivo para aumentar a insatisfação do cliente.
Integração de Sistemas
Um dos mais importantes são os relacionados às possibilidades de integração. A omnicanalidade deixou de ser tendência para tornar-se realidade no comércio eletrônico.
Com isso, as soluções dedicadas ao controle do estoque precisam integrar também diversos processos referentes ao pedido.
Desse modo, todas as operações de venda são registadas num sistema único, independentemente, o que ajuda a reduzir o índice de falhas.
Para isso, na contratação da plataforma de vendas, verifique se ela é baseada no modelo SaaS.
Logística para e-commerce vai muito além das tarefas operacionais relacionadas à entrega do produto.
O EBI Connection Center integra todos os sistemas colaborativos deste processo, ERPs, WMS, TMS, com os operadores, empresas de serviços e finanças. Todas as transações são rastreadas, assim como monitoradas, durante o processo. Isso é de suma importância para o compliance com os marcos regulatórios e auditoria, a exemplo da Anvisa.
Entre em contato com EBInterchange e conheça mais sobre nossas soluções para logística e e-commerce.
Tags: blog