Integração do ERP e sua importância na Black Friday
A Integração entre Plataforma de e-commerce e ERP é fundamental para quem deseja aumentar as vendas em sazonalidades. Esse é o caso, como por exemplo, da Black Friday.
A rotina do e-commerce envolve o cadastro de produtos, a organização de estoque, a emissão de notas fiscais e o envio de mercadorias — assim como outras tarefas. No começo, pode ser fácil realizá-las manualmente.
Essa percepção muda à medida que a loja on-line cresce, dificultando a realização de tarefas manuais. Mas uma ferramenta de gestão pode ajudá-lo o ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema integrado de gestão empresarial.
O ERP é um sistema que integra vários setores de um negócio em uma única plataforma. Em comércio eletrônico, significa juntar áreas de cadastro, estoque, vendas, marketing assim como outras, no mesmo ambiente.
A integração com ERP é um passo fundamental para a loja virtual que deseja se preparar para a Black Friday.
Aumenta a agilidade na análise e monitoramento de KPIs
Os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores de desempenho, medem o sucesso de seu e-commerce de modo geral ou focado em um determinado processo. Eles viabilizam a realização dos objetivos do negócio.
A integração com ERP possibilita a geração, a análise e o acompanhamento dos dados que orientam a definição de ações. Alguns exemplos de indicadores:
- Traffic Sources: identifica de onde os usuários estão vindo.
- Impressões: número de vezes que determinado anúncio é exibido.
- Click Throughts: quantidade de cliques em um link.
- Sessões: número de visitas em uma página.
- Opt-Out: total de usuários que se descadastraram.
- CPC: custo por clique.
Ao monitorar esses e outros indicadores antes da Black Friday, você maximiza o potencial de suas ações para melhorar a performance durante as vendas desse período.
Garante a precisão sobre os processos e atividades gerenciais
Como a integração com ERP agrupa informações de diferentes setores e etapas do processo gerencial e administrativo do seu e-commerce, permite que os dados transitem sem interrupções.
Essa é uma das maneiras mais eficazes de você identificar e eliminar barreiras, agilizando todas as ações que são feitas. No contexto da Black Friday, trata-se de um ponto fundamental para o seu sucesso nas vendas.
Relatórios de vendas que refletem a realidade permitem, por exemplo, que você identifique os produtos que têm a maior demanda. Dessa forma é possível preparar o estoque para o aumento significativo que ocorre na Black Friday.
Melhora o cadastro de produtos na loja on-line
A utilização de um bom sistema de ERP possibilita a integração SKU (Stock Keeping Unit), ou unidade de manutenção de estoque. Desse modo, você forma um cadastro com o máximo de informações sobre cada item vendido na loja on-line.
Fica mais fácil para que as diferentes áreas do seu negócio tenham acesso ao cadastro completo dos itens. Enquanto a equipe de compras determina a quantidade certa a ser adquirida, por exemplo, marketing e vendas traçam as estratégias para a Black Friday.
Facilita o cumprimento de obrigações fiscais
Outra vantagem da integração com ERP é a facilidade no cumprimento de obrigações fiscais. Sabemos que a legislação brasileira exige um alto nível de acompanhamento para que sejam evitados problemas com os órgãos públicos e consequentes multas.
A emissão e a entrega de documentos obrigatórios podem ser automatizadas por meio de um ERP. São eles:
- Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).
- Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Outras obrigações fiscais podem ser tratadas por meio de um ERP — facilitando o acesso à informação e centralizando os processos. Dentre elas, temos:
- eSocial.
- Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico (DIME).
- Sped Fiscal.
- Bloco K do Sped Fiscal.
Note que dessa forma, a integração com ERP realiza um trabalho mais profundo em seu e-commerce, não somente pontual em relação à Black Friday. No entanto, é essa organização de dados e processos que possibilita atenção total à data mais importante do atual comércio eletrônico brasileiro e mundial.
Agiliza a emissão de notas fiscais
Sem a automatização proporcionada pela integração da plataforma de e-commerce com um sistema ERP, o processo de emissão de notas fiscais se torna inegavelmente moroso e suscetível a erros humanos.
Esse é um risco que você já não deveria correr no dia a dia da operação. Ainda mais no período da Black Friday! O aumento no número de pedidos é proporcional à emissão de notas fiscais.
A integração com ERP possibilita diversos cálculos automáticos em relação aos impostos e tributos de cada pedido. De um lado, seu cliente obtém esse retorno com mais rapidez e, do outro, as vendas são agilizadas.
Viabiliza a roteirização e acompanhamento de pedidos
O aumento no volume de pedidos pode aumentar seu custo logístico — principalmente se não há uma roteirização das entregas. Sendo assim, a integração do e-commerce com ERP possibilita planejar com eficiência as estratégias de entrega.
Por meio da extração de dados, como os destinos dos produtos, é possível escolher os trajetos e modais mais eficientes. O ERP também possibilita acompanhar os pedidos por meio do cadastro de códigos de rastreamento.
Essas informações são essenciais para alcançar uma boa redução de custos, negociação de fretes com parceiros e enxugamento do ciclo de planejamento de montagem de cargas. Além disso, você passa a ter maior previsibilidade em relação às entregas.
Permite a criação de ações alinhadas com os dados do CRM
O CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, é outro software que também pode ser integrado à plataforma de e-commerce e que se beneficia do ERP.
Por meio desse sistema, sua loja on-line consegue gerenciar bem os contatos com os clientes para que possa traçar estratégias para aumentas as vendas — inclusive na Black Friday.
Os dois softwares de gestão geram dados importantíssimos para qualquer negócio. Em relação ao e-commerce, você pode acompanhar a evolução de contatos desde o pré-venda até o pós-venda.
A integração com ERP da mesma forma possibilita o cruzamento de dados como os momentos de integração com as vendas feitas — algo que identifica padrões de comportamento.
Informações como essa são valiosas, pois suas equipes de vendas e marketing podem obter maior controle em relação às ações feitas e prever, por exemplo, quais gatilhos que despertam o desejo de consumir.
A integração com ERP é um processo que torna sua loja on-line mais competitiva e bem-preparada para o futuro. A automatização das tarefas por meio desse software possibilita ainda que seus times se dediquem mais às estratégias de crescimento — ganhando produtividade e obtendo resultados cada vez melhores.
A EBInterchange possui mais de 15 anos e experiência em integrações entre plataformas de e-commerce e ERPs. Desenvolvemos o EBI Connection Center, uma ferramenta de integração robusta de eficientee sobretudo, segura, capaz de suportar grandes demandas de pedidos como os que ocorrem na BlackFriday. Entre em contato e conheça nossas soluções em integração de sistemas.
Tags: e-commerce, ebi, ebinterchange, erp, integração, marketplace, PLM