Autopeças impulsiona comércio eletrônico
Embora Sem muito alarde, o setor de vendas de autopeças e acessórios automotivos projeta crescimentos ano a ano. O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) apontou um crescimento de 8,4% no faturamento total das empresas do setor em 2019.
O número fica ainda melhor, quando o olhar das tradicionais revendas de autopeças e acessórios se volta então para as oportunidades de crescimento do comércio eletrônico. A venda de autopeças online é um modelo de negócios que cresce no mundo inteiro. Esse é um mercado, de fato, com alto potencial de crescimento.
De acordo com o e-Bit (empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico, que valida a reputação de lojas virtuais), a categoria ficou com a 10ª colocação no e-commerce nacional.
Analisando os números, os especialistas entendem que esse pode ser portanto, um canal bastante rentável para as lojas do segmento. Isso demonstra que o comércio eletrônico pode ser um aliado das empresas tradicionais de vendas de autopeças e acessórios.
Há sites especializados em vendas de peças de veículos nacionais e importados. Além de entregas em todo o Brasil e suporte de consultores no pré e pós-vendas.
Autopeças e os pontos de importância no e-commerce
Confira algumas dicas para lojistas de autopeças interessados em investir no e-commerce:
Plataforma: O primeiro passo é pensar quais recursos disponibilizar e buscar uma plataforma que atenda a essa necessidade. Há diversas plataformas especiais para cada estágio do negócio. Desde lojas que estão começando até empresas mais maduras com experiência em e-commerce.
Operação: Em seguida, será necessário escolher empresas que serão utilizadas para operacionalizar o e-commerce. Isso inclui portanto algumas questões essenciais:
- Meio de pagamento, para aceitar cartão de crédito;
- Transportadora para efetuar as entregas;
- ERP para emitir nota fiscal;
- Ferramentas de marketing
- Programa de fidelidade entre outras soluções.
Integração: É primordial realizar a integração entre a plataforma e o ERP. Somente dessa forma o comércio eletrônico terá a agilidade e eficiência necessária para atender à expectativa do cliente.
Depois que a loja virtual estiver no ar, será preciso divulgar. Engana-se quem imagina que os clientes cairão do céu. Investir em marketing digital é fundamental para o sucesso do comércio eletrônico. No presente já é comum: tudo que você precisa em autopeças e acessórios automotivos em um clique. Mais tecnologia, mais vendas.
Para obter resultados eficazes, é altamente recomendado que o ERP da empresa seja integrado à sua plataforma de vendas. A EBInterchange possui mais de 15 anos de experiência em serviços de integração de sistemas. Oferecemos um sistema robusto e confiável, além de um painel para o acompanhamento de todo fluxo de integração.
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