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Coronavírus: Minimizando o impactos no Ecommerce

Com o crescimento desenfreado do Coronavírus pelo mundo, a produção de matéria-prima está diminuindo a cada dia que passa, já que as ações estão voltadas para o controle e erradicação do vírus.

Para piorar, isso tudo aconteceu no período muito próximo ao do ano novo chinês, então muitas fábricas entram em recesso…

O volume de produção dessas fábricas, portanto, diminuiu exponencialmente, o que acarreta na falta de produtos no comércio. 

Inclusive, algumas indústrias de grandes empresas – como a Motorola e a Samsung – já declararam a probabilidade de falta de matéria-prima em pouco tempo.

Hoje em dia, por mais que as empresas trabalham com estoque físico, esses estoques são limitados a um determinado número de dias, pois eles representam o volume necessário para aguardar a próxima importação e não ter falta de produtos.

É um costume bem comum entre os empreendedores digitais não ter um estoque com um volume grande para não correr o risco de ter então, mercadoria empacada. Inclusive, essa é uma recomendação.

Mas, em casos como esse, quando a produção para e os atrasos começam a acontecer, o ciclo do Ecommerce quebra.

No Brasil, os empreendedores já sentem o impacto da epidemia nos seus negócios. Existem atrasos na entrega de produtos e matéria-prima resultam na desaceleração da produção das empresas.

Entretanto, essa situação desagradável não atinge apenas os grandes do empreendedorismo. Pequenos e médios empreendedores que dependem de matéria-prima e produtos vindos de outros países também são igualmente afetados.

O lojista, por exemplo, terá que lidar com reclamações, processos, despesas com indenização de clientes… 

Mas, em meio a essa situação nada agradável, existe três formas para minimizar o impacto do coronavírus no seu negócio. 

Não dependa de apenas um fornecedor

Independentemente do seu fornecedor ser chinês, brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade, não vale a pena depender só dele.

É importante, portanto, que o seu negócio tenha uma diversidade de fornecedores por produto e por categoria. Assim, em casos do seu fornecedor principal falhar, tem outros prontos para suprir a sua necessidade.

Pense no seguinte: suponha que um produto seu é responsável por grande parte do lucro da empresa, mas você tem apenas um fornecedor para repor o estoque deste produto.    

Se o único fornecedor não puder repor para você na data estipulada, como resultado, você corre riscos de perder diversas vendas por falta de produtos. 

Isso é um erro básico que pode ser evitado se você simplesmente mapear outros bons fornecedores da categoria.

Expanda o seu estoque

Em geral, manter um estoque mínimo é eficiente, principalmente, para evitar gastos altos com um produto que pode ficar parado. Muitos empreendedores fazem isso para fugir dos riscos… 

No entanto, se couber no seu orçamento, vale a pena investir um pouco mais nos produtos principais, pelo menos. 

Só que em alguns momentos o fluxo de recomposição do estoque pode atrasar muito mais do que o esperado por situações externas – como uma epidemia – e, com isso, as vendas do negócio ficam paradas.

E não é isso que queremos… Por isso, leve em consideração esse tópico e avalie aumentar o seu estoque para evitar a falta de produtos. 

Capital de giro e caixa

Certamente, em algum momento, será anunciado que foi possível conter o coronavírus e as fábricas vão voltar a funcionar com 100% de capacidade.

Contudo, o que vai acontecer após o funcionamento regular?  Decerto, as marcas vão fazer milhares de pedidos de uma só vez.  

Assim, como a demanda será alta, é bem provável que as fábricas sejam “oportunistas”. 

Enfim: elas vão priorizar aqueles que estarão dispostos a pagar mais e comprar maiores volumes de produtos.

Então quem vai conseguir repor com antecedência o estoque e regularizar as vendas? Principalmente as empresas que têm volume de caixa para pagar. 

Portanto, os pequenos empreendedores poderão ficar para trás por um tempo até tudo se normalizar por completo. 

Todavia, se ainda não conseguiu se planejar, fica um alerta para situações semelhantes que podem acontecer no futuro: se você desenvolver uma melhor gestão financeira para o seu negócio, o seu caixa terá uma folga maior e sairá de perto do limite. 

Afinal, trabalhar com o limite de caixa é arriscado para o funcionamento da empresa. 

Isso não significa que você precisa ficar com o dinheiro parado na conta da empresa… 

Você precisa ter uma boa gestão para saber administrar esse dinheiro da melhor forma possível e fazê-lo render da maneira certa,

Como blindar o seu Negócio contra problemas futuros

Epidemias como o coronavírus não são novidade… O mundo já sofreu com diversas outros doenças e essa não será a última vez que isso irá acontecer, infelizmente. 

Por isso, devemos levar em consideração o que está acontecendo agora e nos prevenir de problemas futuros… 

Com base nos três pontos que foram abordados nesse artigo, faça uma análise do que o seu negócio precisa mudar e monte uma estratégia para diminuir os impactos.

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