Black Friday: o foco deve ser a rentabilidade
Black Friday é a oportunidade que muitas empresas têm para queimar estoque e alavancar as vendas. Entretanto, a época deve ser planejada com antecedência para não prejudicar a saúde financeira do negócio, segundo Amanda Santoro, gerente de planejamento comercial da Marabraz, que participou do segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2019, “Não é só vender; é vender de forma saudável.”
Prepare-se com antecedência
Embora ocorra no final do ano, a especialista explica que seu planejamento inicia-se com vários meses de antecedência. “Planejo o que vou comprar, a quantidade, o preço que vou vender, o que quero vender etc. A área comercial precisa levar isso para os fornecedores, e eles retornam com as informações do que dá para fazer [preços, margens, promoções] em meados de agosto. Depois, é só produção. Se você portanto não começou a planejar a Black Friday, é melhor iniciar agora”, aconselhou.
Alinhe a expectativa da Black Friday com todas as áreas
A empresa como um todo deve trabalhar sob os mesmos objetivos e estratégias para alcançar um bom resultado. É preciso atenção sobretudo em alguns pontos de atenção elencados por Santoro:
- SAC: Segundo ela, a loja precisa analisar o tamanho do seu pessoal para que seja aumentado proporcionalmente para a Black Friday. Essa estratégia é fundamental para definir contratações.
- Estimativa de tráfego: preparar os centros de distribuição.
- Prazo de entrega: há lojas que atuam com estoque de três dias úteis de entrega. Na Black Friday, o prazo precisa aumentar pois a demanda é muito grande.
- Financeiro e fluxo de caixa: é preciso ver se o e-commerce dispõe de dinheiro suficiente para comprar todos os produtos da Black Friday. É um outro orçamento, diferente do capital para pagar as contas.
- Comunicação online: quem trabalha com omnichannel precisa alinhar igualmente as comunicações entre site e loja física.
- Áreas de TI e KPIs: deve-se verificar se o tráfego do site vai suportar e monitorar, em tempo real, quais produtos estão com uma performance melhor assim como quais não estão vendendo.
- Anúncios: com boa precificação, não se precisa investir tanto em marketing.
Black Friday com Estratégia e venda
Frete grátis? Cupom de desconto? Todo consumidor busca certamente pela maior quantidade possível de benefícios na Black Friday. “[Normalmente] Pratico frete grátis e cupons de desconto, mas desligo todos no dia da Black Friday. A venda é muito veloz e, se deixo algum cupom valendo, automaticamente o cliente pode usá-lo em um preço já baixo, o que pode afetar o meu lucro final. Tome cuidado”, sinalizou Santoro.
Já sobre o período de ofertas, prorrogar ou antecipar a Black Friday tem se tornado cada vez mais comum. Segundo a especialista, essa é uma boa estratégia. “O problema entretanto são os estoques. Como o foco da Black Friday é a sexta-feira, pode ser que não tenha mais estoque no dia seguinte”, alertou.
Se você sabe o que vende, sabe o que deve negociar
- Faça análise do que vendeu, o que apresentou melhor performance, se acabou o estoque. O que vende hoje na empresa pode ser que não exista durante a próxima Black Friday. Veja dessa forma também as apostas dos fornecedores e os próximos lançamentos.
- É necessário ter sempre em mente a margem mínima e saber até aonde pode diminuir o preço dos itens para ter lucro. Portanto, se não conseguir diminuir, vai precisar aumentar o preço do produto e, automaticamente, comprar menos estoque.
- Queima de estoque: segundo Amanda Santoro, não precisa queimar preço na Black Friday. Não foque seus esforços para queimar estoque porque, às vezes, custa mais caro vender esse produto a todo custo do que vender depois. A Black Friday é momento de vender produto bom a preço bom.
- Se o produto saiu de linha, estude qual produto similar pode vender e construa um mix.
De olho no financeiro, alinhe os pagamentos
- Durante o evento, a Marabraz acompanha a concorrência “de perto”. “Se meu preço não é mais baixo que o do outro, não avanço. Não vale a pena queimar o preço só para desovar o estoque”, aconselhou.
- Atraso nas entregas: se ocorrer atraso, converse com seus clientes, ligue, comunique-se de alguma forma. Todos gostam de ser tratados como VIPs.
- Precificação: para organizar uma Black Friday consistente, tem de respeitar o preço dos produtos. “Chamo esses itens de ‘seladinhos’. Se selei o produto no site, não mudo mais o preço para que o cliente não fique insatisfeito”, concluiu.
Integração de sistemas ajudam em ações promocionais
Elevações nas vendas, como as que ocorrem em períodos promocionais acarretam um grande aumento no volume de negócios, e consequentemente, nos processos envolvidos.A integração de sistemas proporciona eficiência e rapidez nos processos, visto que eles ocorrem de forma automatizada. Essa integração é essencial para que seja possível gerenciar um grande volume de vendas em e-commerces, como é normal em dias de Black Friday.
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fonte> https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-faturamento-foque-rentabilidade/
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