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Conexão entre Plataforma e-commerce e Sistema ERP

A integração do e-commerce ao ERP de uma empresa traz diversos benefícios às empresas. Integrar sistemas em dias atuais, é mais do que comodidade, é certamente uma necessidade.

Hoje o comércio eletrônico se transformou em uma maneira revolucionária de vender os produtos a um custo relativamente barato.

Muitas empresas optaram por criar lojas online, além da loja física pela necessidade de estar visível no meio digital e pela facilidade proporcionada aos consumidores.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, algumas empresas estão criando apenas a loja online. Nesse caso, as empresas costumam usar separadamente uma plataforma de e-commerce e um sistema ERP, dificultando o gerenciamento da empresa.

O ideal é a integração do e-commerce ao ERP facilitando o gerenciamento das vendas online, assim como dos negócios.

Confira alguns benefícios que essa integração proporciona.

Otimização da funcionalidade

A integração de um software ERP permite uma gestão mais precisa do estoque, demonstrando a disponibilidade praticamente em tempo real. Os cliente visualizam e acessam as informações referentes ao inventário disponível, ao status do último pedido e também rastreando as remessas através do número serial. Isso ajuda a reduzir o custo das operações assim como a melhorar a experiência do cliente.

Redução do custo do estoque

O e-commerce utiliza as informações de estoque para verificar a disponibilidade dos produtos, mas quem de fato faz a gestão dos estoques é o ERP. Ele analisa os movimentos, ou melhor, as vendas, para determinar a necessidade de compra, ou eventualmente de fazer uma promoção.

A loja virtual exige uma gestão de estoques mais apurada, principalmente em negócios onde existe muita diversificação de produtos, de forma a prevenir uma imobilização excessiva de capital parado no estoque.

Através de recursos como Curva ABC e gestão de custos, o ERP analisa as vendas em um período, indica qual o estoque mínimo, não apenas para atender as demandas da loja virtual, mas também para não acumular estoques excessivos – que costumam aumentar os custos com o estoque.

Emissão de relatórios financeiros

Um aplicativo de comércio eletrônico pode gerar facilmente relatórios financeiros de contas a receber das vendas realizadas. Porém a gestão financeira propriamente dita é melhor gerenciada através do ERP, que classifica melhor as despesas e cruza com as disponibilidades de receitas, provendo um fluxo de caixa mais otimizado para a empresa.

Analisar o negócio pela dimensão das vendas é um erro comumente cometido por pequenos empresários. Isso faz com que tratem a parte financeira de uma forma muito superficial, através de um regime de caixa.

Através da integração do e-commerce, tanto as vendas, quanto os títulos a receber são gerenciados pelo ERP. O sistema pode enviar informações de cobrança para os clientes ou para o e-commerce responsável pelo relacionamento com o cliente.

Através de uma gestão financeira mais completa e integrada o usuário poderá dar um passo à frente. Com ERP que fornece dados de fluxo de caixa, cobranças, centro de custos, demonstrativos de resultados (DRE), garantindo transparência sobre transações online e informações financeiras o gerenciamento se torna muito mais eficiente.

Mais produtividade e economia de tempo

O software ERP integrado simplifica vários processos de negócios, assim como reduz o envolvimento de recursos humanos nos processos.

Os colaboradores não precisam mais inserir dados manualmente de uma plataforma para outra como informações de frete, níveis de estoque, informações do produto, dentre outros detalhes.

Ao invés disso, a comunicação ocorre automaticamente. Isso economiza tempo, reduz gastos e também aumenta a produtividade dos funcionários para tarefas que realmente importam.

Todos os pedidos de vendas são automaticamente integrados ao sistema ERP. Além disso, qualquer pessoa com acesso ao ERP pode acompanhar instantaneamente o pedido e iniciar o processamento. Ou seja, com a integração do software ERP, o ciclo de atendimento de pedidos é reduzido.

Zero redundância e erro de dados

Com a integração, todas as informações, como os dados do cliente, os pedidos, as informações de pagamento e envio, são integradas ao ERP.

Além disso, os detalhes de item e estoque podem ser carregados diretamente do ERP para o e-commerce. Ao eliminar o retrabalho de redigitar os dados é possível reduzir a redundância assim como erros que geralmente ocorrem a migrar as informações de uma plataforma para outra.

Aumento da satisfação do cliente

É possível elevar o nível de satisfação do cliente ao fornecer informações atualizadas e em tempo real sobre o produto. Isso graças ao fornecimento de detalhes sobre disponibilidade de estoque, rastreamento de pedidos no e-commerce a partir do ERP. Também é possível programar notificações automáticas que rastreiam a compra ao longo de sua jornada.

Informar sobre cada etapa do processo de compra melhora a experiência do cliente e traz mais credibilidade para a empresa. Mesmo no caso de problemas, como atraso na entrega ou falta do produto em estoque, é importante avisar ao cliente, minimizando assim a insatisfação.

Maior controle do seu negócio

A integração do e-commerce ao ERP permite que os empreendedores gerenciem todo o processo em um único local através da internet.

Também unifica o sistema de e-commerce o com estoque, manufatura, CRM, finanças, dentre outros, melhorando dessa forma a comunicação interna.

Se você também tiver uma loja física você conseguirá ter uma visão holística de todas as suas vendas. Seja online ou off-line, será capaz de ajustar estratégias.

O mundo dos negócios está falando em “Transformação Digital” onde o relacionamento com o cliente passa a ser digitalizado. As operações internas da empresa passam através de um sistema integrado ERP com respostas muito mais ágeis e precisas, proporcionando assim uma experiência de compra muito melhor para o cliente.

O setor de vendas vêm passando por um processo mais intenso de digitalização. Alguns sistemas utilizam plataformas de comunicação como um chatbot inteligente integrado, que responde rapidamente o cliente, sem intervenção de operador humano. Assim, podemos concluir que é praticamente inadmissível a coexistência de dois sistemas interdependentes que não estejam integrados.

Integração de e-commerce e sistema ERP

Para que seja eficiente, a integração do e-commerce ao sistema de ERP deve ser realizada por empresas capacitadas.

A EBInterchange realiza a integração de diversos sistemas ERPs como SAP, Oracle, TOTVS Proteus, Totvs DataSul, Eccosys, MercadoBackoffice, e-Millenium, PWI, Cigan e outros;

Conheça mais sobre como a integração de sistemas é capaz de otimizar o fluxo de processos de sua empresa.

Entre em contato com a EBInterchange.


Trecho retirado de : https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/7-beneficios-da-integracao-do-e-commerce-em-um-sistema-erp/

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