Conexão corporativa de sistema logístico
O conceito de Indústria 4.0 já é conhecido por muitas pessoas. Porém, o termo Logística 4.0 ainda não é tão difundido assim. Em ambos os casos, estamos falando de novas tecnologias e recursos voltados sobretudo para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos.
O que é a logística 4.0?
Em um modelo tradicional da Indústria, a produção é feita em grande escala, com grandes quantidades de produtos. Dessa forma, acumula estoques, mantendo os itens disponíveis para cumprir com a demanda sem correr o risco de faltas.
A medida que a tecnologia e os sistemas de produção avançam, pode-se focar na exigência do cliente, produzir bens personalizados e fabricar apenas o necessário para a comercialização em um curto período de tempo.
Para tornar isso possível, é preciso que toda a cadeia de suprimentos tenha o mesmo pensamento, mantendo assim necessidades alinhadas. Dessa forma, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados, restringe-se os níveis de estoque, aumenta-se a agilidade dos processos e se otimiza os processos de entregas.
Como consequência, as empresas passam a não depender mais de grandes centros de distribuição. Dessa forma toda a supply chain ganha em eficiência, qualidade e diminuição dos prazos. É aí que entra o conceito da Logística 4.0, necessário para que as empresas possam se tornar mais competitivas.
A Logística 4.0 pode ser definida como uma evolução da logística tradicional. Como premissa básica está a necessidade de investimento em tecnologia para conseguir aumentar a eficiência e reduzir gastos.
O foco é usar a tecnologia como a maior aliada do crescimento organizacional. Assim, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações.
Assim, torna-se toda a operação conectada, desde máquinas e transportadoras até os colaboradores. O foco sempre está em manter uma logística mais rápida, conectada e inteligente.
Redução de perdas
Torna-se mais fácil conhecer os produtos em tempo hábil, e portanto elaborar uma solução mais efetiva. Além disso, também se consegue promover a redução de perdas nos estoques, a necessidade de retrabalho, problemas com avarias e extravios, entre outros problemas que podem comprometer a produtividade, os custos e os resultados.
Melhora na análise de dados
O investimento em tecnologia ajuda a potencializar os resultados à medida que se utiliza sistemas integrados para realizar as análises. Essas soluções tem como resultado o fornecimento de insights para a otimização dos processos e a criação de estratégias mais eficazes.
Maior foco na estratégia de negócios
O foco na Logística 4.0 é voltado para a estratégia organizacional. Os objetivos estão sempre relacionados a aprimorar e modernizar a gestão, eliminar (ou minimizar) gargalos e desperdícios, otimizar o tempo e reduzir os custos sem comprometer a qualidade.
Para isso, promove-se grande conectividade entre os processos, monitorando os fluxos de trabalho com precisão e mantendo as informações acessíveis e sempre atualizadas.
Redução dos custos
Com a redução de perdas, a otimização do transporte e a desburocratização dos processos, chega-se à redução dos custos operacionais. A partir daí, a empresa se torna mais competitiva no mercado e consegue conquistar fatias maiores de mercado.
Satisfação dos clientes
Com as melhorias realizadas na empresa, ganha-se qualidade nos serviços, que se traduz no aumento da satisfação dos clientes. Isso pode ser alcançado com prazos de entrega menores; informações atualizadas a respeito do status do pedido; diminuição de erros; preços mais competitivos.
Vale destacar que entender e atender às necessidades dos clientes, é a base para que eles sejam fidelizados. Isso faz com que eles sempre tenham a empresa como primeira opção.
Quais desafios ainda precisam ser enfrentados?
O primeiro — e talvez o maior deles — está relacionado à mudança na cultura organizacional. Ao aumentar a integração por meio da conectividade, as pessoas devem estar preparadas para mudar a forma como executam e monitoram os processos.
Outro ponto que vale a pena destacar é que, em modelos tradicionais, as empresas costumam operar com níveis altos de estoque e centros de distribuição (CDs) não tão conectados e isso certamente contribui para a incidência de erros e perdas.
O grande desafio na Logística 4.0 é eliminar estoques e diminuir o lead time dos pedidos ao mesmo tempo. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é de suma importância sincronizar os processos com o fluxo de trabalho dos fornecedores — por isso, a necessidade de contemplar toda a cadeia de abastecimento e não apenas as rotinas internas.
Além desses pontos, outras questões que precisam ser implementadas na gestão são:
- alta conectividade e integração (entre equipamentos, pessoas, processos, áreas e empresas);
- informações precisas, acessíveis e atualizadas em tempo real;
- CDs mais inteligentes, com gestão mais moderna e conectada;
- visão geral da cadeia de suprimentos;
- foco na otimização.
Vale ressaltar que a Logística 4.0 tem saído do patamar de tendência se tornado realidade no mundo dos negócios. As empresas que investirem nesse modelo podem sair na frente da concorrência, criar diferenciais competitivos e ganhar mais mercado.
Integração de sistemas na Logística 4.0
A EBInterchange oferece soluções em tecnologia de integração capazes de tornar todo fluxo de processos logísticos mais eficiente e seguros. Através da integração e automatização dos sistemas
A integração, permite a comunicação entre diferentes sistemas, dessa forma é possível realizar um gerenciamento holístico do fluxo de trabalho, otimizando a demanda, reduzindo custos e agilizado as entregas.
Integramos diversos sistemas ERPs como SAP, Oracle, TOTVS Proteus, Totvs DataSul, Eccosys, MercadoBackoffice, e-Millenium, PWI, Cigan e outros; assim como sistemas logísticos, EDI, TMS, WMS, NF-e, CTE e afins no SCM-Supply Chain Management;
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